A Educação 4.0 chegou para atender às necessidades da 4ª Revolução Industrial, consequência do avanço tecnológico, onde está cada vez mais presente, a Linguagem Computacional, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas (IoT) e muitas outras tecnologias.
Enquadrar-se neste novo modelo de Educação vai muito além do investimento em equipamentos, é necessária uma mudança de abordagem e, principalmente cultural.
O objetivo da Educação 4.0 é preparar o cidadão para uma realidade que já se faz presente na comunidade, a era da tecnologia, automatização e da inteligência artificial.
A aprendizagem ativa contida nesta modalidade propõe aos estudantes a experiência da aquisição e aprimoramento de competências e habilidades por intermédio de tecnologias, e pode acontecer via espaços makers, que são espaços de criação, laboratórios ou oficinas, nos quais pessoas de diversas áreas podem trocar conhecimento e experiência para construir algo junto e colaborar com a aprendizagem colaborativa. Estes espaços oferecem condições aos seus usuários para a experimentação do tipo DIY (Do-It-Yourself / Hands-On), visando a criação de projetos, protótipos e produtos inovadores, usualmente associados ao uso de tecnologias.